OS BENEFÍCIOS DAS FIBRAS NA DIETA

By: | Tags: | Comments: 0 | Março 29th, 2018

Um equilíbrio adequado de fibras numa dieta está associado a uma série de benefícios para a saúde. Entre eles contam-se a redução do risco de doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade, e cancro colorectal, baixa a tensão arterial, baixa o colesterol, melhora a saúde gastrointestinal, ajuda no controlo do peso e na eliminação da gordura, e promove uma ação intestinal mais regular.
Existem dois tipos básicos de fibra, solúvel e não-solúvel. Embora o corpo não possa digerir qualquer uma delas, são ambas necessárias para uma dieta saudável.
As fibras solúveis são transformadas em contacto com a água existente no sistema digestivo e formam um gel que ajuda a manter as fezes moles e atrasa o processo digestivo. As fibras não-solúveis não são transformáveis durante a sua passagem pelo sistema digestivo, mas promovem os movimentos do intestino favorecendo o percurso da alimentação.
As pessoas devem fazer um esforço para atingir o nível diário de fibras alimentares seguindo uma dieta rica que inclua fruta inteira, embora o sumo de fruta seja pobre em fibra, vegetais, nozes e sementes, legumes e grãos integrais, todos estes constituindo a melhor fonte de fibra.
É essencial incluir uma variedade de alimentos ricos em fibra numa dieta. Isto assegura que a pessoa obtenha uma grande variedade de nutrientes para além da fibra. Também vai propiciar a ingestão de um bom e saudável equilíbrio de fibra solúvel e insolúvel.
As fibras naturais são mais facilmente toleradas pelo organismo do que as que se encontram nos alimentos com fibra acrescentada. Ou seja, grãos integrais e fruta fresca é geralmente uma fonte mais eficaz de obter fibra, do que os suplementos dietéticos com elevado teor de fibra ou as barras energéticas.
O programa de Reeducação Alimentar e Comportamental com Modelação Corporal da Clínica do Tempo®, permite uma individualização do regime alimentar e a correção do peso e do excesso de gordura, de uma forma saudável e permanente. É deste modo possível prevenir atempadamente diversas patologias, sejam elas de origem genética ou relacionadas com o estilo e experiência de vida, prolongando assim a longevidade.
Ao ligar para o (+351) 21 458 85 00 mencione que leu este artigo para ter condições de acesso ainda mais favoráveis.
LIGUE JÁ