Preste atenção ao que come
A alimentação consciente é importante para poder dominar não só a qualidade daquilo que ingere, mas também a quantidade que come.
Fazer refeições distraidamente enquanto lê o jornal, um livro ou vê televisão (ou até mesmo enquanto se entretém com o novo telemóvel topo de gama) pode levar a que coma muito mais do que realmente precisa. As más escolhas alimentares também ficam facilitadas, porque pessoas com o hábito de comer com distrações são mais propensas a petiscar alimentos calóricos, como as batatas fritas, por exemplo.
Faça da sua refeição um momento sagrado, de sossego ou de partilha, prestando sempre atenção ao que está a comer, fazendo-o devagar e a mastigar bem os alimentos. Pare quando se sentir satisfeito. É mais fácil aferir isso do que parece: habitue-se a pousar os talheres entre garfadas e vai chegar uma altura em que, mesmo que ainda tenha comida no prato, vai dar-se conta de que está a pegar nos talheres precisamente apenas porque ainda tem comida no prato. Essa é a altura de parar. O seu organismo está a dizer-lhe que não precisa de ser mais alimentado.