fbpx

A depressão e os benefícios de uma boa alimentação

A depressão e os benefícios de uma boa alimentação

By: | Tags: | Comments: 0 | Maio 1st, 2013

Há alimentos que promovem uma sensação de bem-estar e que podem ser benéficos para suavizar os sintomas de depressão. É preciso salientar que a depressão deve ser convenientemente tratada e acompanhada por um médico, sendo a alimentação uma aliada preciosa, devendo ser também consultado um nutricionista. 

Uma das coisas que acontece na depressão é haver uma diminuição dos níveis de serotonina, mas há alimentos que contêm um precursor natural da serotonina, que é transformado em serotonina na presença da vitamina B6: o aminoácido triptofano.

Há alimentos que promovem uma sensação de bem-estar e que podem ser benéficos para suavizar os sintomas de depressão. É preciso salientar que a depressão deve ser convenientemente tratada e acompanhada por um médico, sendo a alimentação uma aliada preciosa, devendo ser também consultado um nutricionista.

Uma das coisas que acontece na depressão é haver uma diminuição dos níveis de serotonina, mas há alimentos que contêm um precursor natural da serotonina, que é transformado em serotonina na presença da vitamina B6: o aminoácido triptofano. Este aminoácido existe em alimentos ricos em proteínas, como a carne magra em geral, peru, peixe, requeijão, laticínios magros, ovos e leguminosas.

Por seu turno, a vitamina B6 é encontrada em alimentos como ovos, fígado, carne e peixe, amendoins, cereais integrais, bananas, ervilhas, couve lombarda e batatas. O ácido gordo ómega-3, encontrado em peixes de água fria, nas nozes e na linhaça é considerado um remédio natural para a depressão.

Mas tudo isto é dito muito resumidamente, pelo que deve consultar um nutricionista.

Dr. Humberto Barbosa

LIGUE JÁ