Òmega-3 para cabelo saudável
Há alimentos que fazem muito pela nossa beleza, e um bom exemplo disso é o simples e saudável salmão, que é muito rico no ácido gordo ómega-3. Este ácido gordo essencial (que tem de ser adquirido através da alimentação) é reconhecido por ser importante para a saúde do couro cabeludo, e a sua deficiência pode dar azo a couro cabeludo seco e a um cabelo baço e sem vida.
Além de ser uma fonte excelente de proteína, o salmão também tem níveis bons de vitamina B12 e de ferro.
Os vegetarianos, que não comem salmão, devem incluir cerca de duas colheres de sopa de sementes de linho, ou linhaça, na sua dieta. Devem primeiro ser moídas, isto é, reduzir as sementes a pó num vulgar moinho de café ou copo misturador, e depois polvilhar o iogurte de soja, ou a fruta, misturar em sumos e nos cereais, ou até em sopas e saladas.
A linhaça é a fonte vegetal mais rica em ómega-3, seguida das nozes e dos feijões de soja. Basta uma colher de linhaça para suprir as necessidades diárias de ómega-3, mas as sementes devem ser guardadas no frigorífico, para as proteger dos danos provocados pelo oxigénio.
As sementes de linho também demonstraram ter capacidade para reverter o crescimento dos tumores de mama e para reduzir o aumento de volume da próstata.