Alimentos congelados
Os alimentos congelados são uma opção saudável para substituir os alimentos frescos, o que não quer dizer que sejam melhores do que os naturais. No entanto, o valor nutricional dos brócolos congelados é muito semelhante ao dos brócolos frescos, tal como outros vegetais, como as ervilhas.
No que refere o peixe, por exemplo, há até a possibilidade de a frescura ser maior, porque o peixe é congelado rapidamente ainda em alto-mar, logo depois da pesca.
Por outro lado, no que refere a carne, a própria congelação pode eliminar bactérias e outros patógenos presentes na carne, tornando-a mais segura.
No entanto, os alimentos congelados têm de ser bem manuseados e cozinhados logo que saem do congelador, para prevenir que se desenvolvam organismos nocivos. Os legumes podem ser confecionados ainda congelados, tal como o peixe e a carne para cozer, estufar ou assar. Se a opção for grelhar, por exemplo, a descongelação deve ser feita num ambiente de temperatura baixa, constante e controlada, como o frigorífico.
Dr. Humberto Barbosa