Mil dietas? Reaprenda a comer!
Quase todos os dias ouvimos falar de imensas dietas para emagrecer. As sem gordura, sem hidratos de carbono, dietas de tantos dias, tudo e mais alguma coisa. Todas elas acabam por ter muitos adeptos, que procuram desesperadamente maneiras mais ou menos fáceis e rápida para perder peso.
Ponto um: estas dietas de fácil têm pouco, deixando muitas vezes as pessoas com fome, mal nutridas e até com mau humor.
Ponto dois: há uma diferença entre emagrecer e perder peso, porque emagrecer significa perder gordura corporal.
A questão é se funcionam? Qualquer dieta restritiva funciona, mas apenas temporariamente. Durante o tempo em que se segue um regime alimentar restritivo, que tantas vezes elimina grupos inteiros de alimentos que também são importantes para a nossa saúde geral, perdemos peso, tantas vezes demasiadamente depressa.
Não devemos perder demasiado peso com excessiva rapidez e devemos incluir na nossa alimentação todos os nutrientes, o que também se refere a gorduras, saudáveis evidentemente, e hidratos de carbono, também saudáveis, ou seja, os de baixo índice glicémico, como os cereais integrais.
O único segredo para emagrecer é aprender a comer de forma saudável e equilibrada. Procure um nutricionista que saiba reeducação alimentar.