Hoje é o Solstício de Inverno
Solstício significa “Sol quieto” e são os momentos do ano em que o Sol alcança a sua maior ou menor altura aparente no céu, e assim também a duração máxima ou mínima do dia ou da noite.
Durante o ano há dois solstícios, porque ao longo do ano a posição do Sol vista a partir da Terra move-se para Norte e para Sul e a existência destes solstícios é provocada pela inclinação do eixo da Terra sobre o plano da sua órbita.
No solstício de Inverno, no hemisfério Norte (onde nos encontramos) a duração do dia e a altitude do Sol no céu são as menores, comparadas com os outros dias do ano. Esta é a noite mais longa do ano.
No solstício de Dezembro, especialmente nas culturas romanas e celtas, festejava-se o regresso do Sol no dia 25, pois a partir desta data os dias começavam a ficar maiores. A este facto atribuíam o triunfo do Sol sobre as trevas, que se festejava com fogueiras. Mais tarde a Igreja Católica decidiu fixar nessa mesma data o Nascimento de Jesus Cristo, dando-lhe o mesmo carácter simbólico do renascer da esperança e da luz no Mundo.
Hoje em dia, a data do Solstício de Inverno (dia 21 de Dezembro) não coincide com a data da celebração religiosa (Natal), por causa de diversos ajustamentos feitos ao calendário.