Excesso de comida

Excesso de comida

By: | Tags: | Comments: 0 | Março 15th, 2013

Morre-se mais no mundo por excesso de comida do que de fome. Comer demasiado e fazer uma vida sedentária conduzem a excesso de peso e obesidade, que por sua vez levam a menos esperança de vida e a diversos tipos de doenças.

Hipertensão, colesterol elevado e triglicéridos altos conduzem ao risco de doenças cardiovasculares, como o acidente vascular cerebral (AVC) e ataques de coração. A diabetes é outra doença grave e um dos frutos da má alimentação, sedentarismo e excesso de peso.

Comer em excesso também aumenta o risco de ter acidentes de trabalho, tal como estar muitas horas sem comer. No primeiro caso, temos a hiperglicemia, o excesso de açúcar no sangue, e uma chamada de sangue maior ao sistema digestivo, levando a uma quebra de oxigenação no cérebro que conduz a quadros de sonolência e falta de concentração. O mesmo acontece com a hipoglicémia, por falta de alimento e baixo açúcar no sangue. Não é por acaso que a maior parte dos acidentes de trabalho acontecem antes ou logo a seguir ao almoço.

O excesso de peso e a obesidade são um problema grave de saúde pública ao nível mundial. No caso português, calcula-se que metade da população tem excesso de peso.

LIGUE JÁ