Comer sem fome?
Uma recente pesquisa (Dezembro de 2015), publicada no Journal of the Association for Consumer Research, aponta que, tendencialmente, é mais prejudicial para a saúde ter vontade de comer sem fome do que com fome.
É que a fome é uma sensação 100% física que sentimos quando o estômago está vazio, enquanto que a vontade de comer é muito mais psicológica, influenciável por agentes externos.
O Programa de Reeducação Alimentar e Comportamental da Clínica do Tempo ajuda-nos a controlar essa vontade, o que é fundamental pois somos constantemente bombardeados com anúncios que nos despertam o apetite com hambúrgueres, batatas fritas, gelados e outros doces e guloseimas.
São esses alimentos, geralmente ricos em hidratos de carbono, que, segundo o mesmo estudo, demonstraram que os indivíduos que estavam naturalmente com fome antes da refeição tenderam a apresentar níveis mais baixos de glicose no sangue, após comerem, do que aqueles que não estavam especialmente com fome mas com uma enorme vontade de comer!