Bebidas “diet”, sim ou não?
Há já muito tempo que se discute se as bebidas chamadas de dieta engordam ou ajudam a perder peso. As opiniões continuam divididas, com uns estudos a dizer sim e outras análises a dizer não.
Um estudo Neozelandês, por exemplo, refere que as bebidas “diet” ajudam a perder peso, mas apenas quando usadas para substituir as versões normais de refrigerantes, para quem sente demasiada dificuldade em libertar-se deste tipo de bebidas. Referem que é mais fácil para estas pessoas fazerem esta troca do que simplesmente passar a beber água e que estes refrigerantes realmente ajudam a cortar nas calorias.
Por outro lado, estas bebidas “diet” podem ter o efeito contrário e fazer com que se abuse de petiscos doces e gordurosos, levando assim ao aumento de peso ou, pelo menos, a evitar que se emagreça. Outra questão é o facto de os adoçantes artificiais não conseguirem ativar as regiões cerebrais e as hormonas que nos indicam que já estamos saciados, pelo que comemos mais.
Outro estudo vem contrariar a pesquisa neozelandesa e refere que as mulheres sob estudo que trocaram as bebidas “diet” por água perderam mais 1,2 quilos, uma perda significativa em termos estatísticos. Mas o grupo que passou a beber água também melhorou a insulina em jejum, os sinais de resistência à insulina e a tolerância à glicose (recordemos que a insulina é o que regula os níveis de açúcar no sangue).
Portanto, feitas as contas, o melhor mesmo é pôr a sua força de vontade a trabalhar e começar a beber água.