As nozes
Um novo estudo financiado pela California Walnut Board refere que é possível que o consumo de nozes e óleo de noz também reduza o risco de sofrer doenças cardiovasculares, além de reduzir o colesterol.
A equipa de pesquisa foi composta por investigadores do Penn State, da Tufts University e da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos. Os resultados do estudo serão apresentados a 1 de Junho no Journal of Nutrition.
Penny Kris-Etherton, professor de Nutrição na Penn State, refere que “já se sabia que comer nozes numa dieta saudável para o coração podia baixar os níveis de colesterol, mas até agora não sabíamos que composto das nozes oferecia este benefício”.
A recente pesquisa veio revelar que o consumo do óleo de noz melhora a função dos vasos sanguíneos e que o consumo da noz inteira ajuda o “bom colesterol” (HDL) a transportar e a remover mais eficazmente o colesterol em excesso no organismo.
Os investigadores apontam estes benefícios ao ácido gama-linoleico, ao gama-tocoferol e aos fitoesteróis presentes nas nozes.
O ácido gama-linoleico é um tipo de ácido gordo ómega-3 presente nos vegetais, o gama-tocoferol é uma forma de vitamina E encontrada em muitas sementes de plantas e os fitoesteróis são moléculas vegetais idênticas ao colesterol que têm a capacidade para diminuir os níveis de colesterol.