A alimentação ajuda a reparar os neurónios
Durante muito tempo se pensou que os neurónios, apesar de evidências em contrário, se degeneravam com o passar do tempo, tal como outras células do nosso organismo. No entanto, hoje sabe-se que os neurónios e outras células têm capacidades regenerativas.
A criação de neurónios é complicada, envolvendo diversos tipos de caminhos e proteínas. Por causa disto, é impossível isolar um único fator que possa ser tratado, mas o Dr. Steindler e a sua equipa estudaram o efeito da nutrição na regeneração dos neurónios.
Foi estudado o efeito da nutrição sobre a inflamação e dessa observação resulta que há duas citoquinas no cérebro: as proteínas amilóides e as proteínas tau. De acordo com os cientistas a nutrição pode ajudar a eliminar os efeitos prejudiciais destas proteínas por darem às células estaminais a capacidade de se regenerarem.
A equipa está a centrar-se atualmente nos efeitos de três nutrientes antioxidantes vulgares: a ECGC, encontrada no chá verde, a curcumina do açafrão e o sulfurofano encontrado nos brócolos, nas couves-de-bruxelas e em outros vegetais.