Aipo: baixo em calorias e saudável
Tem talos estaladiços, mas nem toda a gente gosta do seu sabor. O aipo é usado eficazmente como um petisco de baixas calorias, mas há mais razões para o incluir na sua alimentação.
O aipo é uma excelente fonte de antioxidantes, contendo ácido fenólico, flavonóides e flavonas, fitoesteróis, dihidroestilbenóides e furanocumarinas. Nomes complicados para compostos que ajudam a combater os radicais livres e a promover o anti-envelhecimento.
É rico em vitaminas como a K e contém vitamina A, C e o mineral potássio, além de folato, o tal composto que se transforma no importante ácido fólico para as mamãs e os bebés.
O aipo é maioritariamente composto por água, mas mesmo assim contém uma boa dose de fibra, com 1,6 gramas por cada 100 gramas deste vegetal.
Considera-se que é benéfico para o sistema cardiovascular e digestivo, com efeitos na descida da pressão arterial, na prevenção de alguns cancros e mesmo como calmante para o sistema nervoso. As dores articulares também podem beneficiar do consumo de aipo.
Coma-o como um petisco ou junte-o às suas saladas. É saudável e pouco calórico, pelo que também é indicado para quem quer emagrecer.