Solidariedade com a Emergência Infantil
Foi há cerca de 15 anos que soube que uma instituição de solidariedade do Seixal, chamada Emergência Infantil, precisava de equipamentos especiais para um bebé. Prontamente tratámos de providenciar esses equipamentos, tornando-nos amigos permanentes da Emergência Infantil, que faz um trabalho magnífico e está inserida numa área de problemas sociais profundos. Desde então tomámos a nosso cargo obras de manutenção, garantimos os cuidados médicos das crianças da instituição e distribuímos todos os Natais prendas às centenas de crianças e aos funcionários da instituição.
Nas alturas de crise é crucial termos a consciência que há muitas pessoas e muitas instituições que se dedicam ao apoio solidário que estão a passar profundas dificuldades, tendo sofrido grandes cortes nas suas ajudas de custo. A Emergência Infantil, que apoio há 15 anos, também viu este ano as suas dificuldades aumentarem. Precisamente por este motivo, decidi agora divulgar a minha intervenção mantida em segredo durante tantos anos, para que fique o alerta das necessidades sentidas por estas instituições e para que outras pessoas e outras empresas possam também ser solidárias e ajudar.
É um apelo explícito que aqui deixo, para que as pessoas se unam e na medida das suas possibilidades ajudem quem tem menos. Entrem em contacto com uma associação ou instituição de solidariedade, perguntem como podem ajudar.
Gostaríamos de ver cada empresa, à semelhança da Clínica do Tempo, apadrinhar um projecto de solidariedade, só um, e isso faria toda a diferença na realidade das instituições.
Desejo a todos um Feliz Natal. Para 2012 desejo força e tranquilidade, para enfrentar um futuro difícil. Que não haja lágrimas, nem angústia. Que haja uma mão amiga que nos ajude se precisarmos. E que as nossas mãos possam ajudar quem precise de nós.