fbpx

Os suplementos alimentares

Os suplementos alimentares

By: | Tags: | Comments: 0 | Novembro 5th, 2013

Nada substitui uma alimentação saudável, completa e equilibrada, composta por todos os grupos alimentares nas quantidades correctas. Um suplemento é precisamente aquilo que o seu nome indica: algo que é usado para complementar outra coisa, neste caso a alimentação.

O suplemento alimentar pretende complementar a alimentação normal, contendo combinações de nutrientes indicadas apenas para manutenção, sem cariz de tratamento, correspondendo às quantidades mínimas diárias recomendadas para preservar a boa saúde.

Depois de feito um exame específico, por exemplo o Check-Up Ortomolecular da Clínica do Tempo, é possível perceber quais são os níveis de vitaminas, minerais, metais pesados e radicais livres, entre outros, que estão presentes no organismo de determinada pessoa. Detectadas as carências, é possível actuar com suplementos indicados para a situação em questão. É o princípio da Nutrição Ortomolecular, que pratico há mais de 25 anos, e que visa restaurar um ambiente ecológico óptimo para as células do nosso organismo. Isto é conseguido pela correcção dos desequilíbrios e deficiências ao nível molecular, tendo por base a bioquímica individual. Para conseguir este equilíbrio, há que recorrer a substâncias naturais que reponham os níveis desejados nas células e que podem ser vitaminas, minerais, aminoácidos, ácidos gordos essenciais, enzimas ou hormonas.

Mesmo uma alimentação equilibrada pode exigir que se tome um suplemento alimentar ou nutricêutico a determinada altura, o que me levou a desenvolver uma gama própria de Suplementos Dietéticos. No entanto, já há vários anos que os chamados Alimentos Funcionais estão disponíveis para o grande público em qualquer supermercado, e começam cada vez mais a fazer parte da alimentação diária.

Dr. Humberto Barbosa

LIGUE JÁ