A Primeira Vitamina
Chama-se “A” por ter sido a primeira vitamina a ser descrita e é importante para as funções da retina, principalmente para a visão nocturna.
Outras das suas funções principais são o reforço do sistema imunológico, a formação dos ossos, pele, cabelo e unhas, sendo importante para o desenvolvimento do embrião. Possui função antioxidante, fixando-se aos radicais livres, nocivos para as células.
É uma vitamina lipossolúvel que se encontra sob duas formas principais na nautreza: o retinol, presente em fontes animais; e carotenóides ou provitaminas, que se encontram em fontes vegetais.
Os carotenóides são os compostos que dão a cor amarela ou laranja aos vegetais e o mais abundante é o beta-caroteno, um precursor da vitamina A, também denominado “provitamina A”, porque a sua actividade como vitamina A só acontece depois da sua conversão para retinol no organismo.
Alimentos ricos em beta-caroteno incluem as cenouras, abóbora, alperces, melão e vegetais de folhas verde-escuro, como os espinafres e os bróculos. O retinol pode ser encontrado, por exemplo, no fígado e na gema de ovo.