Vegetais de Julho: Melancia
Nas temperaturas quentes é preciso manter a hidratação e nada melhor do que juntar o útil ao agradável: hidratar de forma saborosa. A melancia é uma boa maneira de garantir uma parte do nosso consumo de água, pois é em grande parte composta por este precioso líquido, contendo 92% de água. Ao mesmo tempo, isto quer dizer que tira a fome com muito poucas calorias, o que é uma excelente notícia para quem não quer engordar ou quer mesmo emagrecer.
A melancia é uma boa fonte de vitamina A e vitamina C, além dos carotenóides que lhe dão a cor vermelha, como o licopeno e o betacaroteno.
O licopeno é um antioxidante que ajuda a prevenir e a reparar os danos provocados nas células pelos radicais livres. Há estudos que referem que o consumo regular de licopeno reduz a incidência de alguns tumores viscerais e diminui a probabilidade de se sofrer de cancro da próstata e do pulmão (Drª Lisa Hark e Dr. Darwin Deen).
O betacaroteno é outro antioxidante que inibe os radicais livres (o que também previne o envelhecimento). Este pigmento carotenóide antioxidante é um percursor da vitamina A, também chamado pró-vitamina A, beneficia a visão noturna, dá elasticidade à pele, fortalece as unhas, aumenta o brilho do cabelo, aumenta a imunidade, atua no metabolismo das gorduras e ajuda ao bronzeamento da pele, assim também protegendo a pele dos nocivos raios ultravioleta.
Conheça mais vegetais de Julho: