Não faça compras quando tem fome.
Um estudo da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, indica que as pessoas têm tendência para comprar comida de elevado teor calórico quando sentem fome.
Amy Yaroach, chefe do Gretchen Swanson Center for Nutrition de Omaha, no Nebraska, refere que “mesmo os jejuns de curta duração podem levar as pessoas a fazer escolhas pouco saudáveis de alimentos” e aconselha a “não fazer compras quando se tem fome e não se tem uma lista de compras, porque a tendência é comprar todo o tipo de má alimentação”.
Feitas as contas, quando vamos às compras a sentir fome o mais provável é não irmos à procura de alface, fruta e outros vegetais, mas sim de alimentos com muitas calorias, sejam doces ou opções de alimentos prontos-a-comer, incluindo os petiscos como batatas fritas e outros acepipes pouco saudáveis.
Por isso, faça uma lista daquilo que realmente precisa e coma antes de entrar no supermercado. Poupa mais e faz melhor à sua saúde se investir numa sandes de queijo e num sumo de laranja natural antes das compras, do que o dinheiro que vai gastar em alimentos pouco saudáveis e regra geral mais caros.