fbpx

Coma com os olhos… usando a cabeça

Coma com os olhos… usando a cabeça

By: | Tags: | Comments: 0 | Maio 4th, 2013

O nosso cérebro reage primeiro aos estímulos visuais e às informações que os nossos olhos lhe transmitem.

Olhe para aquilo que está a comer, avalie a quantidade daquilo que está ou vai ingerir. Todos temos a capacidade de analisar se o alimento que temos à nossa frente é em excesso ou não. Lembremo-nos que o nosso estômago não tem a capacidade de contar calorias, mas os nossos olhos e o nosso cérebro têm.

Olhe para o tamanho das coisas que está a pedir, olhe para a quantidade de comida que tem à sua frente. Provavelmente, vai começar a tomar consciência daquilo que come e da quantidade em que o faz. Conte mentalmente as calorias de um hambúrguer gigante, de três andares, repleto de molho e queijo, e o equivalente num hambúrguer normal, apenas com uma fatia de carne dentro de um pão pequeno, com uma folha de alface e molho de tomate. A realidade é que o seu estômago tanto fica sem fome com o hambúrguer pequeno como com o gigante. A diferença está em nós, porque muitas vezes não distinguimos a fome da “vontade de comer”.

Se olhar bem para a quantidade de batatas fritas que já comeu, e processar essa informação ao nível cerebral, é bastante provável que hesite antes de agarrar noutra mão-cheia de batatas. Os seus olhos e o seu cérebro dir-lhe-ão que já comeu demais, mesmo que o seu estômago ainda não esteja excessivamente cheio.

Dr. Humberto Barbosa

LIGUE JÁ