Alimentos de Outono: Abóbora
No Dia das Bruxas, o típico Halloween americano, são trabalhadas e usadas como lanternas fantasmagóricas… mas a sua polpa é bem aproveitada para fazer bolos, biscoitos, sonhos, filhoses, compota e sopas.
É um vegetal versátil e saudável. Da família da melancia e melão, as abóboras são originárias das Américas, mas cultivadas em todo o mundo. A sua polpa é macia e de travo doce.
É rica em betacaroteno (ou pró-vitamina A), vitaminas do complexo B, fósforo e cálcio, além de ser pobre em calorias, o que faz da abóbora uma aliada em regimes de emagrecimento.
É considerada benéfica para as infeções renais, inflamação do fígado, baço e vias urinárias, boa para o estômago, antipirética (contra a febre), com ação vermífuga e antiemética (contra as náuseas e vómitos).
As sementes da abóbora, vulgarmente chamadas pevides, são ricas em ácidos gordos, têm efeito anti-inflamatório e regulam a produção de DHT, um derivado da testosterona que está implicado nas doenças da próstata, na queda do cabelo e na acne. Têm bom valor proteico, são antioxidantes e regulam o sistema nervoso.
Saiba mais em: https://clinicadotempo.com/alimentos-outono