DIETA, SISTEMA IMUNOLÓGICO E OBESIDADE
Seguir uma dieta equilibrada e comer as quantidades recomendadas de nutrientes ajudam a manter normais as funções imunitárias.
As vitaminas A, C, e D, e os minerais – incluindo o zinco – desempenham um papel importante no funcionamento do sistema imunitário. Se tiver um dieta equilibrada, não terá se tomar suplementos destas vitaminas e minerais, e tomá-las em excesso não irá particularmente ajudar o seu sistema imunitário.
As populações mal nutridas estão mais sujeitas à infeção, e existe uma evidência de que algumas deficiências em certos micronutrientes alteram as respostas imunitárias.
Tal como adotar uma dieta saudável, ter uma atividade física regular contribui para o bom estado geral da saúde, e, portanto, um saudável sistema imunitário. O exercício físico ativa a circulação sanguínea, o que faz com que as células do sistema imunitário se mantenham em ação e possam desempenhar a sua função de forma eficaz.
Um estudo revelou que bastam 30 minutos de exercício físico moderado para estimular o sistema imunitário, e este, por seu turno, produz um reação celular anti-inflamatória. Estas descobertas dos investigadores têm implicações animadoras para as pessoas com doenças crónicas – incluindo artrites e fibromialgia – e mais que tudo a obesidade.
Para seguir uma dieta completa ajustada às suas necessidades e adotar novos hábitos alimentares e comportamentais mais saudáveis, nada melhor que contactar um nutricionista que lhe personalizará um regime alimentar de práticas e costumes que lhe permita viver mais anos com mais saúde.
Na Clínica do Tempo® o Programa de Reeducação Alimentar e Comportamental com Modelação Corporal, com Avaliação da Composição Corporal, permite uma individualização do plano alimentar e a correção do peso e do excesso de gordura, de uma forma saudável e permanente. É possível desta forma prevenir atempadamente diversas patologias, sejam elas de origem genética ou relacionadas com o estilo e experiência de vida, prolongando assim a longevidade.
Ao ligar para o (+351) 21 458 85 00 mencione que leu este artigo para ter condições de acesso ainda mais favoráveis.