Alimentos de Outono: Castanha
É parente próxima dos chamados frutos secos (também muitas vezes denominados “castanhas”) como a noz, avelã, amêndoa e outros. No entanto, é muito menos calórica, possui mais hidratos de carbono e quase metade do seu peso é em teor de água. Têm muito menos gordura do que outros frutos secos, sendo a sua matéria gorda semelhante às dos cereais.
A castanha pode ser consumida assada, um petisco próprio de Outono, cozida, sozinha ou como acompanhamento de pratos de carne, peixe e vegetais, em sopas, molhos e em puré.
É parente próxima dos chamados frutos secos (também muitas vezes denominados “castanhas”) como a noz, avelã, amêndoa e outros. No entanto, é muito menos calórica, possui mais hidratos de carbono e quase metade do seu peso é em teor de água. Os hidratos de carbono que possui são complexos, ou seja, de digestão lenta, que mantêm estáveis os níveis glicémicos (de açúcar no sangue). Têm muito menos gordura do que outros frutos secos, sendo a sua matéria gorda semelhante às dos cereais.
A castanha é uma boa fonte de energia, graças ao teor de hidratos de carbono, e pode ser consumida assada, um petisco próprio de Outono, cozida, sozinha ou como acompanhamento de pratos de carne, peixe e vegetais, em sopas, molhos e em puré. Também faz saborosas sobremesas, sejam mousses, bolos ou biscoitos. Na época do Natal é comum servirem de recheio para carnes vermelhas e de aves, como o peru.
Saiba mais em: https://clinicadotempo.com/alimentos-outono