A vitamina C
Chama-se vitamina C, mas também é denominada ácido ascórbico ou vitamina anti-escorbútica. Além do seu poder desintoxicante e anti-oxidante, é famosa pela sua associação às gripes e constipações.
O nosso organismo não consegue sintetizar a vitamina C, pelo que é importante ingeri-la através da alimentação. Para os fumadores pode ser aconselhado fazer regularmente suplementos de vitamina C, porque o tabaco destrói esta vitamina.
O ácido ascórbico é importante para a produção de colagéneo, aquilo que dá a estrutura à pele, músculos, tecidos vasculares, unhas, cartilagens e ossos. A vitamina C é fundamental para a saúde da boca, das gengivas e dos dentes, sendo que os problemas de gengivas são um factor que pode alertar para uma deficiência de vitamina C no organismo.
As principais fontes são as frutas cítricas, como a laranja, limão, lima, toranja e tangerina, os kiwis, morangos, manga, goiaba, groselhas pretas, pimentão-doce, couve-flor, salsa, batata e batata-doce, couve-de-bruxelas e brócolos.