O tomate protege a pele
Investigadores da Sociedade Britânica de Dermatologia Investigativa comprovaram a eficácia do licopeno contra a queimadura solar e o envelhecimento da pele causado pelo sol.
O licopeno, um dos nutrientes do tomate, é uma substância antioxidante que pertence ao grupo dos carotenóides, aquilo que confere a cor vermelha dos frutos.
Além de estar presente no tomate existe também na melancia e na goiaba, por exemplo.
Investigadores da Sociedade Britânica de Dermatologia Investigativa comprovaram a eficácia do licopeno contra a queimadura solar e o envelhecimento da pele causado pelo sol. O licopeno, um dos nutrientes do tomate, é uma substância antioxidante que pertence ao grupo dos carotenóides, aquilo que confere a cor vermelha dos frutos. Além de estar presente no tomate existe também na melancia e na goiaba, por exemplo.
No organismo humano, o licopeno reduz os efeitos prejudiciais dos radicais livres, sendo um dos nutrientes usados nos suplementos alimentares destinados a aumentar a fotoproteção.
A melhor opção é a pasta de tomate, pois o facto de ser cozinhada aumenta o teor de licopeno. Comer diariamente um pouco de pasta de tomate (2 a 3 colheres de sopa), à qual se adiciona 2 colheres de chá de azeite, ajuda a proteger das rugas e do cancro da pele.
Se for cru, opte por tomate bem maduro, pois quanto mais vermelho estiver, maior será o teor de licopeno.