fbpx

Espinafres

O poder dos alimentos – 3

By: | Tags: | Comments: 0 | Outubro 27th, 2013

O que é verde é bom, disso não há dúvida, mas há uns verdes melhores do que outros, e nesta área quanto mais escuro, melhor. Por isso, continue a juntar o verde às suas sandes, mas troque de ingrediente.

Em vez de usar uma folha de alface tipo iceberg, aquela variedade quase branca e de sabor demasiado suave, use espinafre… e não pense já que o espinafre tem de ser cozinhado e só o velho esparregado ou a sopa é que são comestíveis. O espinafre cru e fresco tem um sabor intenso muito agradável…

O que é verde é bom, disso não há dúvida, mas há uns verdes melhores do que outros, e nesta área quanto mais escuro, melhor. Por isso, continue a juntar o verde às suas sandes, mas troque de ingrediente. Em vez de usar uma folha de alface tipo iceberg, aquela variedade quase branca e de sabor demasiado suave, use espinafre… e não pense já que o espinafre tem de ser cozinhado e só o velho esparregado ou a sopa é que são comestíveis. O espinafre cru e fresco tem um sabor intenso muito agradável que substitui na perfeição outros vegetais para saladas, ou é excepcional para complementar alface e dar-lhe um toque exótico e requintado. Para mais, uma chávena de espinafre fresco é muito rica em folato, ou ácido fólico, que ajuda a reduzir o risco de ataque cardíaco. 

Há outra coisa que pode acrescentar às saladas e aos legumes, crus ou cozinhados: nozes e amêndoas. Claro que são alimentos calóricos e, por isso, devem ser consumidos com moderação, mas são excelentes fontes de vitaminas, minerais e anti-oxidantes. A amêndoa, por exemplo, é rica em vitamina E, um anti-oxidante de eleição, que além de promover a juventude ajuda a reduzir o risco da doença de Alzheimer em cerca de 70%, segundo um estudo do National Institute on Aging, dos Estados Unidos.

Estes são apenas truques para usar no dia-a-dia, de forma a substituir ingredientes pobres por outros mais ricos ao mesmo tempo que se dá alegria ao paladar. No entanto, nunca é demais recordar que a melhor forma de termos uma alimentação equilibrada e adequada às nossas necessidades reais é recorrer ao conselho de um especialista em Nutrição, que pode, através da nossa história de vida, prescrever um plano personalizado e em sintonia com o nosso ritmo, o nosso tempo e o nosso peso e medida.

Saiba mais em:

Dr. Humberto Barbosa

LIGUE JÁ