Batata-doce assada
Um petisco que pode comer em muitas alturas do dia: como pequeno-almoço, entre as refeições ou como um jantar ligeiro. Pode fazer batatas de diferentes tamanhos, para se adequarem à fome e necessidades nutritivas de cada um e mais indicadas para cada tipo de refeição.
Por exemplo, para um jantar escolha uma batata-doce grande, mas para um lanche, para uma entrada ou para acompanhamento prefira uma de tamanho pequeno.
Um petisco que pode comer em muitas alturas do dia: como pequeno-almoço, entre as refeições ou como um jantar ligeiro. Pode fazer batatas de diferentes tamanhos, para se adequarem à fome e necessidades nutritivas de cada um e mais indicadas para cada tipo de refeição. Por exemplo, para um jantar escolha uma batata-doce grande, mas para um lanche, para uma entrada ou para acompanhamento prefira uma de tamanho pequeno.
Para 4 pessoas precisa de:
- 4 batatas-doce médias, lavadas (cerca de 250 gr cada uma)
- 200 gr de natas azedas, preferencialmente de soja
- 2 cebolas primavera (cebolinha) finamente picadas
- 1 colher de sopa de cebolinho picado
- 50 gr de margarina vegetal sabor manteiga
- Sal e pimenta-preta q.b.
Aqueça o forno a 220 graus (gás 7) e leve as batatas num tabuleiro a assar durante cerca de 50 minutos, até ficarem bem cozinhadas.
Numa taça, misture as natas azedas, cebolas primavera e cebolinho bem picados, tempere com sal e pimenta.
Depois de assadas, corte as batatas ao meio e ao comprido. Barre com a margarina sabor de manteiga e ponha uma boa colherada do preparado de natas em cima. Sirva ainda quente.