Alimentos de Outono: Couve-flor
É por natureza uma cultura do tempo frio e é melhor durante o Outono, Inverno e início da Primavera. Atualmente, como a maior parte das culturas, pode encontrar-se durante todo o ano.
Deve ser cozida durante pouco tempo, tal como os brócolos, e de preferência a vapor. Quando é cozida demais pode desenvolver um gosto mais amargo, devido à libertação de compostos sulfurosos. A couve-flor tradicional é branca, embora possa apresentar diversos tons de branco, desde o claro e brilhante ao mais acinzentado ou amarelado.
É por natureza uma cultura do tempo frio e é melhor durante o Outono, Inverno e início da Primavera. Atualmente, como a maior parte das culturas, pode encontrar-se durante todo o ano.
Deve ser cozida durante pouco tempo, tal como os brócolos, e de preferência a vapor. Quando é cozida demais pode desenvolver um gosto mais amargo, devido à libertação de compostos sulfurosos.
A couve-flor tradicional é branca, embora possa apresentar diversos tons de branco, desde o claro e brilhante ao mais acinzentado ou amarelado.
É rica em fibra, o que promove a sensação de saciedade, eliminando a fome durante mais tempo, ao mesmo tempo que ajuda à saúde gastrointestinal. Tem poucas calorias, o que a torna adaptável a regimes de emagrecimento, e é rica em vitamina C, um bom antioxidante e aliado do sistema imunológico, ajudando a prevenir constipações e gripes. Possui também B6, uma vitamina importante para o metabolismo das proteínas e para o sistema neurológico, pois é responsável pela produção de neurotransmissores. A vitamina A também está presente na couve-flor, ajudando à saúde dos olhos e ao crescimento infantil.
A couve-flor tem também sais minerais como fósforo, sódio, potássio, magnésio, cálcio, silício, ferro, cloro e enxofre, sendo este o composto que lhe empresta o paladar amargo quando é excessivamente cozinhada.
Saiba mais em: https://clinicadotempo.com/alimentos-outono