Alimentos de Outono: Beterraba
Geralmente encontrada no tom vermelho, a sua cor deriva das antocianinas benéficas que possui. As antocianinas são flavonóides, compostos bioativos (químicos naturais) com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que são ativados especialmente durante o cozimento.
São um dos chamados fitonutrientes, os nutrientes encontrados nos vegetais e que se dividem em isoflavonas (soja), carotenóides (vegetais amarelos e laranjas) e flavonóides.
Geralmente encontrada no tom vermelho, a sua cor deriva das antocianinas benéficas que possui. As antocianinas são flavonóides, compostos bioativos (químicos naturais) com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que são ativados especialmente durante o cozimento. São um dos chamados fitonutrientes, os nutrientes encontrados nos vegetais e que se dividem em isoflavonas (soja), carotenóides (vegetais amarelos e laranjas) e flavonóides (vegetais vermelhos e púrpura, como uvas, vinho, ameixas, beterraba, amoras, chá, etc).
Os fitonutrientes (também chamados fitoquímicos e que são o pigmento que dá a cor aos vegetais) são antioxidantes, combatem o envelhecimento, aumentam a imunidade, previnem doenças cardiovasculares e cancro e devem ser consumidos na forma dos vegetais frescos, muito melhores do que os suplementos existentes atualmente.
A beterraba também pode ser branca ou de raiz dourada, mas todas elas libertam um pigmento vermelho quando feridas.
A beterraba possui vitaminas A, B1, B2, B5 e C, tem proteínas, é isenta de gordura, e tem fósforo, ferro, potássio, sódio, cálcio e manganês, sendo considerada benéfica para quadros de anemia e de oncologia (cancro).
A betaína, um composto da beterraba, tem propriedades antitumorais e anticancerígenas, tónicas e protetoras do fígado e que fazem diminuir o colesterol. Ajuda a contrariar os efeitos secundários dos tratamentos químicos contra o cancro (quimioterapia) e aumenta a eficácia do tratamento.
Além de tudo isto é desintoxicante e purificadora do sangue.
As folhas da beterraba também são comestíveis e até muito agradáveis, sendo muito ricas em nutrientes e podendo ser usadas para sopas, cozidas para acompanhamentos ou cruas em saladas.
Saiba mais em: https://clinicadotempo.com/alimentos-outono