A importância do magnésio na alimentação
Um estudo apresentado ontem na reunião anual das Pediatric Academic Societies, nos Estados Unidos, refere que o magnésio pode ser tão importante como o cálcio para o desenvolvimento ósseo saudável nas crianças.
O estudo foi feito com 63 crianças saudáveis que não estavam a tomar suplementos de vitaminas e minerais, sendo feitas análises para avaliar os níveis de cálcio e magnésio, além do preenchimento de diários alimentares e de uma alimentação rigorosa.
Um estudo apresentado ontem na reunião anual das Pediatric Academic Societies (Sociedades Académicas de Pediatria), nos Estados Unidos, refere que o magnésio pode ser tão importante como o cálcio para o desenvolvimento ósseo saudável nas crianças.
O estudo foi feito com 63 crianças saudáveis que não estavam a tomar suplementos de vitaminas e minerais, sendo feitas análises para avaliar os níveis de cálcio e magnésio, além do preenchimento de diários alimentares e de uma alimentação rigorosa, para permitir um cálculo preciso do consumo de cálcio e magnésio.
Os resultados do estudo demonstraram que as quantidades de magnésio consumidas e absorvidas eram indicadores chave da quantidade de osso que as crianças tinham. No entanto, a ingestão de cálcio via dieta não foi associada de forma significativa com o conteúdo total de mineral ósseo ou densidade óssea. Segundo o autor deste estudo, Dr. Steven Abrams, “é importante as crianças terem uma alimentação equilibrada e saudável, com boas fontes de minerais, incluindo cálcio e magnésio.
Isso quer dizer que os pais devem juntar à preocupação da ingestão de produtos lácteos também alimentos ricos em magnésio, como o salmão, amêndoas, bananas, espinafres, aveia, gérmen de trigo, abacate e uva, beterraba, batata, couve, nozes, castanhas, amendoim, aveia, sementes de girassol, soja e grão-de-bico.