Obesidade Infantil

Obesidade Infantil

CLÍNICA DO TEMPO® JÚNIOR

INOVAÇÃO NO COMBATE À OBESIDADE INFANTIL

A obesidade infantil tem vindo drasticamente a aumentar para números assustadores que levaram a OMS a afirmar que “está a atingir proporções epidémicas com todos os riscos daí inerentes para a saúde infantil”.

New England Journal of Medicine referiu recentemente num dos seus artigos que as crianças obesas de hoje terão uma esperança de vida mais curta entre 5 a 10 anos e que, se nada for feito, pela primeira vez na História Moderna os filhos viverão menos anos do que os seus pais.

28 Fev, 2013

3 Passos para travar a obesidade infantil

1 – Diminuir o consumo de calorias
Mais frutas, fibras e vegetais. Mais consumo de água. Mais laticínios magros. Menos doces e refrigerantes. Menos gorduras. Menos quantidade de alimento.

20 Jan, 2017

O que as crianças devem beber...

É muito importante que a criança se habitue a beber água durante todo o dia e é fundamental fazer da água a bebida de eleição na hora das grandes refeições e manter os sumos longe nesses momentos.

06 Abr, 2016

Televisão no quarto aumenta obesidade em crianças

Já em 2012 um estudo publicado no Medical News Today sugeria que as crianças que têm televisão, computador e outros aparelhos electrónicos no quarto têm 28% mais de hipóteses de terem excesso de peso e 30% mais de probabilidades de se tornarem obesas.

Agora, investigadores da American Academy of Pediatrics (Academia Americana de Pediatria) aconselham a que as crianças não tenham televisão no quarto, como resultado de um estudo que começou em 2003. Os autores desta análise referem que retirar as televisões dos quartos das crianças pode ser um passo na luta contra a obesidade infantil.

05 Mar, 2014

A nutrição aprende-se desde cedo ...

Hoje trazemos uma notícia internacional, que não foi divulgada na Comunicação Social. Uma escola primária em Queens, nos Estados Unidos, transformou a sua cantina para totalmente vegetariana desde Janeiro deste ano. Tornou-se a única escola pública americana a oferecer uma ementa inteiramente vegetariana durante toda a semana.

Pela primeira vez ouve-se crianças dizer que os seus pratos preferidos são arroz, feijão-frade, quesadillas de feijão preto ou tofu com massa chinesa, em vez de panados de frango, almôndegas ou bife.

15 Maio, 2013

A Obesidade infantil em Portugal

Mais de 30% das crianças portuguesas sofrem de excesso de peso e 11% são obesas, dizem as estatísticas do Ministério da Saúde nacional. Mas este não é um problema unicamente português: para a Organização Mundial de Saúde (OMS), a obesidade é a grande pandemia do século XXI.

As alterações do tipo de dieta praticado e a diminuição de actividade física são dois dos factores predominantes para este problema.

Uma criança obesa vai ser um adulto obeso e doente. Além dos problemas de auto-estima que vão acompanhar a juventude e a adolescência, existem probabilidades aumentadas de sofrer de diabetes, doenças cardiovasculares e colesterol elevado.

12 Dez, 2012

Crianças gordas, adultos doentes

Portugal é líder na obesidade infantil. Mais de 30% das crianças portuguesas sofrem de excesso de peso e 11% são obesas, dizem as estatísticas do Ministério da Saúde nacional. Mas este não é um problema unicamente português: para a Organização Mundial de Saúde (OMS), a obesidade é a grande pandemia do século XXI. 

O que no deve preocupar, é Portugal estar na linha da frente no que respeita o excesso de peso e a obesidade infantil. As alterações do tipo de dieta praticado e a diminuição de atividade física são dois dos fatores predominantes para este problema. 

16 Maio, 2012