DICA DO DIA do nosso Nutricionista Dr. Tomás Barbosa:

O PÃO AINDA TEM DEMASIADO SAL!

O PÃO AINDA TEM DEMASIADO SAL!

O pão é principalmente composto de farinha e de água, pelo que não é forçosamente calórico. Contudo é geralmente tido como responsável pelo aumento de peso. Sendo um feculento, trata-se de um acúcar lento. Comer pão de manhã ajuda a aguentar até à hora do almoço e a evitar os "pedacinhos e dentadinhas" entre as refeições.
 

Como nutricionista posso dizer que é muito mais o que se põe dentro do pão, aquilo com que o fazemos acompanhar que nos faz engordar. 
O que é preciso é banir esses elementos com demasiada gordura como a manteiga em grandes quantidades ou as colheres de doce demasiado generosas, ou as gordas fatias de queijo e fiambre, os chouriços e os presuntos, e fazer "sopinhas" com os molhos que ficaram no fundo do prato principal.
O limite máximo de teor de sal no pão - 1,4 g de sal por 100 g de pão - estabelecido em 2009 já foi uma boa medida para a preservação saúde dos portugueses  que são "muito pãozeiros" e a descida gradual que se prevê para os anos vindouros também deve merecer a nossa aprovação.
É tudo uma questão de reeducação alimentar e mudança de hábitos de comportamento que nos irão permitir viver mais anos com melhor saúde. 
 


 

DATA: 
28 Nov, 2017
Tags: