Betacaroteno, os benefícios

O betacaroteno é adquirido através da alimentação, é também denominado provitamina A e é uma forma indireta de o organismo obter vitamina A. Quimicamente é considerado um carotenóide antioxidante, pelo que inibe os radicais livres e previne o envelhecimento.

O betacaroteno é benéfico para a visão, nomeadamente a visão noturna, dá elasticidade à pele, aumenta a imunidade, favorece o brilho do cabelo, fortalece as unhas e atua no metabolismo das gorduras, pelo que pode integrar regimes de emagrecimento.

No tempo de sol e praia o betacaroteno tem a vantagem acrescida de favorecer o bronzeado da pele, o que ajuda a proteger dos raios solares. O processo passa pela transformação do betacaroteno em vitamina A, que por sua vez promove a formação de melanina, o pigmento que dá a cor bronzeada à pele e protege dos raios ultravioleta (UV).

O betacaroteno pode ser encontrado em verduras como a cenoura, abóbora, beterraba, alperce, manga, papaia, repolho, espinafres, batata-doce, brócolos e agrião, por exemplo. A cor dos alimentos ajuda a perceber a sua riqueza de betacaroteno, estando este presente em vegetais de tons vermelhos, amarelos, laranja, púrpura e verde-escuro.

O betacaroteno é seguro, mas quando consumido em excesso pode dar uma coloração amarelada à pele, que desaparece quando se diminui o consumo.

DATA: 
17 Jul, 2013