fbpx

Il n'y a pas que du mauvais cholestérol

Nem todo o colesterol é mau

By: | Tags: | Comments: 0 | Setembro 16th, 2015

O colesterol faz parte do nosso organismo e não seria possível existirmos sem ele. Mas há o bom e o mau colesterol.

O bom colesterol, chamado HDL, ajuda a prevenir os bloqueios que podem acontecer nas nossas artérias por causa dos efeitos do mau colesterol, o LDL. Isto acontece porque o HDL “retira” o excesso de mau colesterol que adere e forra as paredes dos nossos vasos sanguíneos, voltando a encaminhá-lo para o fígado, onde é reprocessado e metabolizado.

O colesterol faz parte do nosso organismo e não seria possível existirmos sem ele. Mas há o bom e o mau colesterol.

O bom colesterol, chamado HDL, ajuda a prevenir os bloqueios que podem acontecer nas nossas artérias por causa dos efeitos do mau colesterol, o LDL. Isto acontece porque o HDL “retira” o excesso de mau colesterol que adere e forra as paredes dos nossos vasos sanguíneos, voltando a encaminhá-lo para o fígado, onde é reprocessado e metabolizado. Por outro lado, se os níveis do colesterol bom forem elevados também diminui o risco de ataque cardíaco. Portanto, é importante aumentar os níveis de HDL e diminuir o LDL. Por cada ponto de aumento de bom colesterol no organismo existe uma diminuição de 3% no risco de uma pessoa sofrer um ataque de coração fulminante.

A alimentação e o estilo de vida que levamos têm uma influência fundamental no equilíbrio dos níveis de bom e mau colesterol.

A parte alimentar, como não podia deixar de ser, é fundamental para manter equilibrados os níveis de colesterol no nosso organismo. É importante manter uma dieta saudável, pobre em gorduras saturadas (que são, regra geral, todas as gorduras animais, como as presentes nos lacticínios – queijo, manteiga, leite gordo –, e na carne vermelha – a gordura da própria carne, a banha e os enchidos –), privilegiando os vegetais e os alimentos integrais, bem como o consumo de peixe de água fria, como o salmão.

Dentro dos alimentos que aumentam o bom colesterol conta-se, por exemplo, a aveia. O consumo moderado de álcool, como apenas o copo de vinho bebido à refeição, também aumenta os níveis de HDL e diminui o risco de doença cardíaca.

LIGUE JÁ