Abobrinha, courgette ou zucchini

Abobrinha, courgette ou zucchini

A abobrinha, ou courgette, é um vegetal de textura macia e grande conteúdo de água. Tem muito poucas calorias, apenas 17 por cada 100 gr., é isenta de gorduras saturadas e colesterol e a sua casca é uma boa fonte de fibra, que ajuda a diminuir a obstipação (prisão de ventre) e fornece proteção contra o cancro do cólon.

A abobrinha tem algum poder antioxidante. Especialmente as de casca amarela possuem caroteno, luteína (bom para os olhos) e zeaxantina, compostos que ajudam a combater os radicais livres, responsáveis pela oxidação e pelo envelhecimento.

É um vegetal incluído nos programas de controlo de peso e de colesterol e possui um teor moderado de folato, que é sintetizado em ácido fólico pelo organismo, importante para a saúde da gravidez e do bebé.

A courgette, nalguns países conhecida por zucchini, é uma boa fonte de potássio, bom para o coração e para diminuir a tensão arterial ao contrariar os efeitos do sódio, além de ser rica em vitamina A e C. Além de tudo isto, contém níveis moderados de vitaminas do complexo B e minerais como o zinco, fósforo, ferro e manganês.

É excelente para fazer sopa ou confecionar salteada e usar como acompanhamento.

DATA: 
20 Mar, 2013